O que são habilidades socioemocionais?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta e dá base a elementos essenciais para a educação do país, dá grande destaque às habilidades e competências socioemocionais. A diretriz entende que a escola precisa oferecer, além do currículo básico, ferramentas para que o estudante possa se desenvolver em amplos aspectos. 

Nesse sentido, as habilidades socioemocionais dizem respeito à capacidade de compreender, expressar e regular as próprias emoções, assim como a habilidade de se relacionar efetivamente com o outro. Em outras palavras, as habilidades socioemocionais referem-se à propriedade das relações inter e intrapessoais. Uma vez que as chamadas “soft skills” são cruciais para o desenvolvimento integral do estudante, preparando-o para além do mundo acadêmico, mas também para os desafios de viver para além dos muros da escola. 

Essas habilidades socioemocionais abrangem aspectos como empatia, cooperação, tomada de decisões responsáveis etc. Por isso, é dever da escola proporcionar aos estudantes um modelo que seja compatível com esse aprendizado. No ProRaiz Sistema de Ensino, o Programa Raízes desenvolve esse aspecto. O projeto de educação socioemocional trabalha, desde o 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais até o final do Ensino Médio, os aspectos mais relevantes para tornar o estudante autônomo e protagonista da sua própria jornada. 

Embora a BNCC não liste explicitamente as habilidades socioemocionais, ela fornece diretrizes e competências gerais que abrangem aspectos socioemocionais. Alguns exemplos são:

Conhecimento de si e do outro: Compreensão e respeito pelas próprias emoções e pelas emoções alheias, promovendo a autoconsciência e a empatia.

Autocontrole e autorregulação: Capacidade de gerenciar impulsos, controlar o estresse e tomar decisões conscientes em diferentes situações.

Relacionamento interpessoal: Desenvolvimento de habilidades sociais, cooperação, respeito às diferenças e construção de relações saudáveis.

Comunicação: Expressão clara e eficaz de ideias, sentimentos e necessidades, promovendo a comunicação assertiva e a resolução de conflitos de maneira construtiva.

Colaboração e trabalho em equipe: Estímulo à cooperação, à participação ativa em grupos e ao reconhecimento da importância do trabalho conjunto.

Responsabilidade e cidadania: Desenvolvimento do senso ético, responsabilidade social, compreensão dos direitos e deveres, contribuindo para a formação de cidadãos participativos e conscientes.

Pensamento crítico e reflexivo: Estímulo à capacidade de questionar, analisar, avaliar e tomar decisões de maneira informada e fundamentada.

Criatividade: Estímulo à expressão criativa, pensamento inovador e capacidade de encontrar soluções originais para os desafios.

O que é um programa socioemocional?

O desenvolvimento socioemocional dos estudantes consiste na criação e ampliação de habilidades sociais e emocionais dos alunos, e é esta a missão de um programa socioemocional completo, como o Programa Raízes. 

Como solução do ProRaiz Sistema de Ensino, o Programa Raízes é o responsável por desenvolver a aprendizagem socioemocional dos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais Finais e Ensino Médio. 

Você pode conhecer mais sobre o Programa Raízes clicando aqui.