3 pilares fundamentais da educação socioemocional

O Programa Raízes, o projeto de educação socioemocional da Raiz Educação, entende que a educação socioemocional precisa ir além do reconhecimento dos sentimentos e das emoções. Para ter uma formação subjetiva completa, o estudante precisa, também, entender o que acontece no seu entorno, saber argumentar, desenvolver uma escuta ativa e entender seus direitos e deveres na sociedade. Além disso, ele precisa ser ensinado a estudar. O estudante deve ter à sua disposição os recursos necessários para aprender formas e métodos de estudo que o ajudem, de forma prática, a ter um melhor desempenho escolar. 

Por isso, toda a metodologia e todos os cronogramas do Programa Raízes se dividem em três pilares: 

  • Desenvolvimento Emocional: por meio de dinâmicas e atividades, os estudantes ganham repertório subjetivo. Isso é, aprendem a reconhecer seus sentimentos e emoções e ganham ferramentas para manejá-los. 
  • Debate e Argumentação: neste pilar, os estudantes falam sobre assuntos que estão diretamente relacionados à infância e à adolescência.- claro, sempre respeitando a  sua faixa etária. Aulas como Intolerâncias, Racismo, Ética, Gordofobia e Padrões de Beleza estão dentro do cronograma. 
  • Autogestão e Produtividade: métodos de estudo são apresentados de forma prática e direta para que cada estudante possa entender de que forma aprender melhor.

Com esses pilares alternados em aulas semanais, o Programa Raízes aborda tudo que diz respeito às particularidades de cada estudante, ainda que funcione de forma coletiva. Ouvindo os debates, refletindo sobre o que foi dito e construindo sua opinião, o estudante ganha autonomia e protagonismo. 

Saiba mais sobre o Programa Raízes aqui.