Qual a importância do socioemocional?

A educação socioemocional tornou-se assunto obrigatório nas escolas, nas salas dos professores e também entre responsáveis por crianças e adolescentes. O período de isolamento provocado pela pandemia de Covid-19 escancarou problemas que já existiam há bastante tempo na sociedade. Crises de ansiedade e pânico, comportamentos abusivos na internet, baixa autoestima e insegurança são alguns dos entraves encarados por estudantes e suas famílias. 

Para amenizar essas questões e oferecer ferramentas para que o estudante entenda mais profundamente a si e ao seu entorno, o ProRaiz Sistema de Ensino promoveu a criação do Programa Raízes, seu projeto de educação socioemocional. 

Para as escolas que adotam o Programa Raízes, desde o 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais até o final do 3º ano do Ensino Médio, estudantes têm aulas semanais sobre questões que permeiam a sua vida e seu cotidiano, possibilitando que se tornem protagonistas da sua jornada escolar. O Programa Raízes é baseado em três pilares fundamentais: Desenvolvimento Socioemocional, Debate e Argumentação e Autogestão e Produtividade.

Aprendizagem socioemocional na escola 

Muito além de ensinar o currículo básico, as escolas têm a missão fundamental de criar cidadãos prontos para viver no mundo. No entanto, estar em sociedade, premissa mais básica da nossa estrutura, não é tarefa fácil. As inseguranças e frustrações fazem parte do processo de aprendizagem e da conquista da maturidade. 

Com essa visão muito clara, o ProRaiz Sistema de Ensino se preocupa em trazer um olhar individualizado e subjetivo para a sala de aula. E o aprendizado socioemocional vem por meio da parceria com o Programa Raízes. 

Com aulas regulares na grade horária, os estudantes recebem um kit com livro, jogo, adesivos e outros itens para que possam usufruir ao máximo de todas as ferramentas necessárias ao desenvolvimento. O resultado disso é uma comunidade escolar mais engajada, coesa e com menos problemas de relacionamento, disciplina e aprendizagem. Isso porque o desenvolvimento socioemocional dos estudantes está diretamente relacionado à sua capacidade de aprender as matérias regulares em sala de aula. 

Como trabalhar o socioemocional na escola 

O aprendizado socioemocional acontece, nas escolas parceiras do ProRaiz Sistema de Ensino, de forma muito conectada ao dia a dia do aluno em sala de aula. Em cada série, do Ensino Fundamental Anos Finais até o Ensino Médio, o aluno recebe um kit dedicado para a sua faixa etária. Um jogo desenvolvido pelo Programa Raízes em parceria com um ludólogo, adesivos e um quadro semanal de tarefas são alguns dos itens presentes. 

Além disso, o  estudante recebe o Livro do Aluno, que contém 24 aulas completas sobre os três pilares do Programa Raízes (Desenvolvimento Emocional, Debate e Argumentação e Autogestão e Produtividade). 

Dinâmicas e atividades para conhecer e reconhecer diferentes sentimentos e sensações estão presentes no livro, que ainda conta com consultoria de especialistas para temas como Ética, Nutrição, Comunicação Não-Violenta e Família, e métodos de estudo abordados de forma prática, para que cada um entenda qual é a forma mais adequada para estudar e fixar os conteúdos aprendidos em sala.

Qual a importância da educação socioemocional nas escolas?

Possibilitar que a criança e adolescente tenham um ambiente seguro e acolhedor para falar sobre seus sentimentos, suas frustrações e inseguranças traz benefícios diretos para toda a comunidade escolar. 

O primeiro beneficiado é o aluno, que se torna mais autônomo e consciente de suas próprias habilidades e sentimentos. A família também tem amparo direto do Programa Raízes e é diretamente contemplada pelo projeto. Além de ter uma criança ou adolescente mais seguro em casa, os responsáveis também recebem o Guia da Família. O livro é composto com uma explicação prática do que acontece, semana a semana, em sala de aula. Além disso, existem sugestões de perguntas, dinâmicas, atividades e séries e filmes para assistir sobre cada tema trabalhado. 

Por fim, com um programa socioemocional sólido, os professores têm uma turma mais empática, segura e organizada. E, com isso, a própria escola colhe os frutos de uma aprendizagem socioemocional que abarca todos os membros de sua comunidade. 

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